CONHEÇA O PORTO SUDESTE!

O Porto Sudeste é um porto privado, projetado exclusivamente para o carregamento de granéis sólidos (minério de ferro). Instalado na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), sua localização representa a menor distância entre os produtores de minério de ferro de Minas Gerais e seus clientes. Capaz de receber embarcações do tipo Capesize, o empreendimento é dotado de um ramal ferroviário de 2,3 qui­lômetros, pêra ferroviária (para o descarregamento dos vagões e manobra dos trens), dois pátios de estocagem com capacidade para 2,5 milhões de toneladas, além de prédios administrativos e operacionais. Inicialmente, o terminal portuário terá capacidade para movimentar até 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Numa segunda fase, esta capacidade poderá ser expandida para até 100 milhões de toneladas, por ano.

PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA

Controlados pela joint venture formada pela operadora mundial de terminais Impala, subsidiária do Grupo Trafigura, e pelo fundo de investimento Mubadala Investment Company, o Porto Sudeste está em operação, desde agosto de 2015. O empreendimento possui capacidade instalada para movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e potencial de ampliação até 100 milhões/ano. Crescendo gradativamente, com média de quatro navios atracados por mês, a meta planejada é atingir a marca de 12 milhões de toneladas exportadas até o final de 2017 e elevar esse patamar para até 40 milhões de toneladas em um período de até quatro anos.

Localização

Ilha da Madeira em Itaguaí.

Capacidade

1ª fase – 50Mton/ano. Dois berços com profundidade de 20m podendo acolher dois navios simultaneamente com até 250.000 toneladas de dwt.

2ª fase – 100Mton/ano. Mais dois berços com profundidade de 20m podendo acolher dois navios simultaneamente com até 250.000 toneladas de dwt.

Equipamentos

  • 02 viradores de vagões com capacidade de 8.880t/h cada.
  • 04 empilhadeiras e recuperadoras com capacidade de 12.000t/h cada.
  • 02 carregadores de navio com capacidade de 12.000t/h cada.
  • 01 túnel, que liga os pátios de estocagem a estrutura offshore, com 1.800 metros de comprimento, 11 metros de altura e 21 metros de largura.
  • 01 píer com 766 metros ligado ao túnel por duas pontes. A primeira ponte com 430 metros de comprimento e a segunda com 270 metros.

Política de Desenvolvimento Sustentável – Porto Sudeste do Brasil

O Porto Sudeste tem como compromisso conduzir suas operações em conformidade com o Desenvolvimento Humano, a Saúde e Segurança, o Meio Ambiente e outras Partes Interessadas, através de práticas e métodos que visem à prevenção da poluição, de lesões e de doenças ocupacionais, de desvios da qualidade de seus serviços, tendo como premissa a melhoria contínua de seus processos, obedecendo aos requisitos legais e outros aplicáveis ao negócio, cabendo a todos zelar pelas diretrizes desta Política.

MISSÃO:

Prestar serviços portuários agregando valor para clientes, acionistas, colaboradores e sociedade.

VISÃO:

Ser referência em operação portuária. Ser reconhecido por sua competitividade, excelência em saúde e segurança e respeito ao Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

VALORES:

Segurança: operar e manter um local de trabalho saudável e seguro,  preservando o bem estar de nossos colaboradores, prestadores de serviços e das comunidades locais. Promover a proteção e a preservação ambientais e reduzir o impacto de nossas atividades sobre o meio ambiente em que operamos.

Liderança: apoiar o engajamento das pessoas a contribuírem para eficiência dos processos operacionais assegurando a implementação de sistemas eficazes de gestão de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e as partes interessadas.

Responsabilidade: garantir que todos sejam responsáveis pela implementação de sistemas eficazes de gestão de Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social em todas as nossas operações.

Compromisso: aprimorar continuamente nosso desempenho em Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social e cumprir plenamente as leis e regulamentações aplicáveis, os padrões de prática comercial do Porto Sudeste e os compromissos voluntários.

Ética: manter um ambiente de trabalho baseado em integridade, conduta ética, oportunidades iguais e respeito mútuo.

Respeito: respeitar os direitos individuais, das comunidades e das partes interessadas e contribuir para o desenvolvimento social e econômico nas comunidades em que operamos.

Capacitação: promover a capacitação dos colaboradores nos princípios sólidos de Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social em nossa cadeia de fornecimento quando for viável.

Transparência: fornecer às partes interessadas informações claras, precisas e objetivas sobre nosso desempenho em Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Comunicação: procurar melhorar continuamente e comunicar nosso desempenho em Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social por meio de definição e revisão anual de metas e objetivos.

Eficiência: demonstrar para nossas partes interessadas internas e externas o compromisso do Porto Sudeste para com os mais elevados níveis de eficiência, integridade e desempenho em Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.